Pular para o conteúdo principal

Aproveitando a deixa...



Mafalda, a personagem de banda desenhada que o argentino Quino idealizou para um anúncio a electrodomésticos. 
 
De traços simples, cabelo negro farto e muito opinativa, Mafalda surgiu pela primeira vez a 29 de Setembro de 1964 nas páginas do semanário argentino Primera Plana. Quino, então com 32 anos, nunca adivinharia o sucesso daquelas tiras humorísticas, que se prolongaram por nove anos.
 Joaquin Lavado (Quino) imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.

 
A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no Primera Plana, na altura um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional.

 
À primeira vista, Mafalda podia ser uma menina de seis anos, reguila, desafiadora e descarada, mas depressa se percebeu que da sua boca, dos balões que Quino preenchia, saíam comentários mordazes e pertinentes sobre a ordem do mundo, a luta de classes, o capitalismo e o comunismo, mas também, de forma mais subtil, sobre a situação política e social argentina.

 
Era a Mafalda, a contestatária e insatisfeita, "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é", descreveu Umberto Eco em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou à personagem.

 
A par da atitude de adulto mas com o desarmante discurso de uma criança, Mafalda tinha essa mesma condição de menina, que detestava sopa, adorava os Beatles, não compreendia a guerra no Vietname e tinha monólogos preocupados em frente a um globo terrestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAZUZA - SÓ SE FOR A DOIS

Until The Next!

Compras....

A temperatura aos poucos começa a indicar a chegada da nova estação e decidi iniciar meu processo de análise do guarda-roupa. Tarefa fácil e prazerosa, afinal a primavera é a estação do ano que me traz renovação, graças as suas cores e flores. Nada mal depois de viver uma longa temporada de friozinho como foi esse ano. No fim de semana, aproveitei para pesquisar novidades, conhecer novas lojas e por por acaso, encontrei esta rasteira rosê vazada (tendência da estação)por R$ 79,00.

MANÁAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE ESTOU SENTINDO. CARALHO FOI MTO MTO MTO MTO MTO MTO BOM O SHOW DO MANÁ VELHOOOO! Xau tô chegando agora e vou dooormir, tô o pó! depois escrevo mais.. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaAAAAAAAAaaAAAAaah quero maaaaaaaaaaaaaaaaaais banda doseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Foi liiiindo!!! Until The Next!