Salva salve galerinha!
Como ando sempre nas correrias, forcei a barra e tirei um diazinho para oxigenegar a minha mente. Hoje fui visitar a exposição do Portinari lá no Memorial da America Latina. Nunca tinha ido até lá, e nossa, achei lindíssimo o conjunto arquitetônico de suas galerias, projetado por admirável Oscar Niemeye!.
Meu, é muito bacana e ao mesmo tempo complicado alguem tao leigo como eu, retratar o que é visitar obras de arte.Aah na verdade o que se cria é uma identificação! Seja pela escrita, pela imagem transmitida, por uma textura, cores, as vezes som... Assim sendo, acredito que talvez seja tais fragmentos que nos conecta ao prazer, que lhe é transmitido automaticamente assim que você pisa em um ambiente que retrata o momento do nosso passado. Passado este que revele o dia a dia de um escritor, de um poeta, cantor, personalidade, politico ou basicamente, o cotidiano da sociedade naquele determinado período... Admiro pinturas porque elas são como fotografias, só que exigem muito mais sensibilidade...
Quem não estudou Portinari na escola? Como não se lembrar do Mestiço? Como nao se envolver com a fragrância do seu perfume lançado pelo O Boticário? Num resumo tosco: Portinari meu conterânio, de sampa, pintor de obras lindíssimas e muito apreciadas após ser determinado pelos médios de párar de pintar pois os cheiros estavam o intoxicando, foi convidado pelas O.N.U. ( Organizações das Nações Unidas) para fazer painéis e ele aceitou. Guerra e Paz ficaram expostos em Nova York por 50 anos e saiu apenas agora para vir para o Rio de Janeiro e São Paulo graças a Fundação Portinari. A Exposição revela também desenhos, materiais, vídeos, objetos pessoais, fotografias, jornais, telas, o passo a passo da montagem dos painéis e ainda tem uma amostra itinerante audio-visual que apresenta as mais de 500 obras feitas pelo artista. Realmente adorei! um privilégio para poucos.... Vale a pena demais visitar, a exposição fica até o dia 21 de abril no Memorial!
Valeu d+++ galeraaa, até a próxima!
Comentários
Postar um comentário